A UTILIZAÇÃO DA MULTIMODALIDADE E DO GÊNERO MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Ithana G. Nogueira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
  • Iranildes de A. Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DOI:

https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6088

Resumo

Neste resumo expandido sobre o vídeo- pôster pretende-se apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito da extensão universitária, a partir do plano de trabalho "A utilização da multimodalidade e do gênero música no desenvolvimento da competência comunicativa em língua espanhola", tratando de maneira especial os desafios encontrados durante a pandemia do Covid-19.

Biografia do Autor

Ithana G. Nogueira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Discente Licenciatura Letras com Espanhol, Departamento de Letras e Artes - UEFS, bolsista PROEX

Iranildes de A. Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Professora Orientadora, Departamento de Letras e Artes-UEFS.

Referências

BARBOSA, MELLISSA MOREIRA FIGUEIREDO ; COSTA, JOSÉ RAILSON DA SILVA ; BRUN, Milenna . Competência comunicativa e letramento crítico: formação de professores de língua estrangeira para a cidadania e inclusão social. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 54-66, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)

LIMA, IRANILDES ALMEIDA DE OLIVEIRA ; REIS, LUANA MOREIRA . Princípios teórico-metodológicos para elaboração de material didático de PLE e a necessidade de inclusão sistemática dessa discussão nos currículos de formação de professores. A COR DAS LETRAS (UEFS) , v. 18, p. 194-206, 2018.

NORDENFLYCHT, María Eugenia. Enseñanza y aprendizaje por competencias. 2005.

PREDIGER, Angélica; KERSCH, Dorotea Frank. Usos e desafios da multimodalidade no ensino de línguas. Santa Cruz do Sul, 2013. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/3419/2565.> Acessado em: 29 de março de 2018.

ROJO, Roxane. Textos multimodais. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/textos-multimodais. Acessado em: 29 de março de 2018.

SILVA, Jessica Carneiro da. Da análise da música como gênero textual e texto multimodal ao ensino de língua portuguesa. Feira de Santana: UEFS. 2013. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n67/n67.49-60.pdf>. Acessado em: 29 de março de 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-19