ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E ESPANHOL

Autores

  • Rianne de Souza e Sousa Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6110

Resumo

O objetivo deste trabalho é socializar ações em torno do ensino de espanhol e de Português como Língua Estrangeira para alunos do Programa Pré PEC-G, assentadas nas práticas de letramento acadêmico, a partir dessa nova realidade marcada pelo distanciamento social. Nosso locus de atuação é o Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Estadual de Feira de Santtana (NucLi-IsF/UEFS), cujo objetivo é promover a democratização do letramento acadêmico em línguas estrangeiras por meio de ações em prol do desenvolvimento de uma política linguística plurilíngue para a internacionalização da UEFS, priorizando a formação especializada de estudantes das licenciaturas em letras estrangeiras ou egressos, estando estes ou não na pós-graduação, e de professores de línguas estrangeiras da Educação Básica.

Biografia do Autor

Rianne de Souza e Sousa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente de Letras: Português e Espanhol

Departamento de Letras e Artes - UEFS

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

FERRARI, Anusca. Digital Competence in Practice: Na Analysis of Frameworks. European Commission, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R.; SMITH, K. Active learning: Cooperation in the university classroom. Edina, MN: Interaction Book Company, 2006.

KILLNER, M., JUNG, N. M. Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA. BELT Brazilian English Language Teaching Journal, v. 10, 2019.

LEFFA, V. J. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2007.

MARQUES, Mário Osório.. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí-RS/BrasíliaDF: Editora Unijuí, 1999.

OLIVEIRA, I. A. de.; REIS, L. M. Princípios teórico-metodológicos para elaboração de material didático de PLE e a necessidade de inclusão sistemática dessa discussão nos currículos de formação de professores. A Cor das Letras, v. 18, n. 3, p. 194-206, 2017.

RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

TOMLINSON, B. ed. Developing Materials for Language Teaching. London: GBR: Bloomsbury Academic, 2013.

TORREGO, J. C.; NEGRO, A. (Coords). Aprendizaje cooperativo en las aulas al servicio de una educación de calidad. Cooperar pra aprender y aprender a cooperar. Madrid: Alianza Editorial, 2012.

Universidade Estadual de Feira de Santana. Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. Feira de Santana, 2019.

Downloads

Publicado

2021-11-19