Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar digitado em linguagem LaTeX. Preferencialmente, utilizando o estilo RevTeX (v.4.2).
  • As figuras e tabelas foram enviadas em formato JPG, PNG, ou PDF, separadamente do arquivo pricipal do artigo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O perfil do autor(a) está preenchido e completo.

Diretrizes para Autores

O primeiro passo para a submissão de artigo pelo autor(a) é realizar o cadastro na página da revista no link a seguir:

http://periodicos.uefs.br/index.php/SSCF/user/register

No formulário  de cadastro o(a) autor(a) deve clicar na opção CONFIRMAÇÃO para acompanhar o processo de arbitragem do artigo. Também ao final, o autor deve clicar na opção CADASTRAR COMO.

O(a) autor(a) deve submeter o artigo em formato LaTeX conforme modelo (template) da revista, disponível no link abaixo:

Modelo para submissão de artigo à SSCF

As Instruções aos Autores estão descritas no arquivo em PDF do EXPEDIENTE, acessível no sumário do volume 16 (2020).

________________________________________________________________________________________________________________________

Para submissão de artigo, o autor deve baixar da página da revista Sitientibus Série Ciências Físicas, através do link indicado acima, o arquivo 'Modelo para Autor' em formato LaTeX, preferencialmente utilizando o estilo RevTeX (v.4.2). Neste arquivo constam campos a serem preenchidos como nome, endereço da instituição do(s) autor(es), e-mail para contato, tíıtulo do trabalho e tradução do título para o inglês, resumo (com um máximo de 150 palavras), abstract, palavras-chaves (com um número mínimo de três e máximo de cinco) e keywords, a tradução para o inglês das palavras-chaves. O espaço dedicado ao corpo do artigo também está destacado no template. Ainda no arquivo 'Modelo para Autor' são colocados exemplos dos variados comandos equações e referências também é exemplificada no supracitado arquivo. Explicitamos a seguir os formatos. As referências devem ser sequenciadas, i.e., citadas de acordo com a ordem com que aparecem no texto.

1. Na primeira página devem constar: a) título do artigo, b) versão em inglês do título do artigo, c) nome(s) do(s) autor(es), endereços profissional e eletrônico, instituição a que pertence(m).

2. Resumo e Abstract, cada um com no máximo 150 palavras, incluindo objetivo, método e resultado. Após o resumo e o abstract seguem as Palavras-chaves e Keywords, cujo número aceito é de um mínimo de três e um máximo de cinco.Cabe aos autores enviar traduções de boa qualidade para a adequada aceitação do trabalho.

3. Manuscritos: os artigos devem ser digitados utilizando o editor científico LATEX com o estilo RevTeX 4. Para montar o artigo é disponibilizado aos autores um artigo padrão contendo os comandos que definem a formatação geral do artigo.

4. Figuras, Tabelas e Gráficos: toda e qualquer figura, tabela ou gráfico deve ser enviado no formato JPG (máxima qualidade), PNG, ou PDF. As figuras, tabelas e gráficos pequenos (comparativamente ao tamanho do papel A4) podem ser enviados já inseridos no corpo do trabalho. Quando forem grandes (comparativamente ao tamanho dopapel A4), devem ser enviados separadamente do corpo do artigo.

5. Não é necessário destacar um campo para as referências. O compilador LaTeX automaticamente o define a partir dos comandos \thebibliography e \bibitem. Veja os exemplos abaixo:

a) Artigo de periódico sem o título explicitado:

D.C. McCollum, J. Callaway. Phys. Rev. Lett. 9, (9) 376 (1962).

A notação no final acima é volume em negrito, separado do restante por uma vírgula. Número da publicação entre parênteses, página inicial do artigo e ano da publicação entre parênteses.

b) Artigo de periódico com o título explicitado:

D.C. McCollum, J. Callaway, Spin-Wave Contribution to the Specific Heat of EuS. Phys. Rev.Lett. 9, (9) 376 (1962).

c) Livro com um autor:

R. Boczko, Conceitos de Astronomia. São Paulo: Edgard Blücher (1984).

d) Livro com vários autores:

A.C.S. Friaça, E. Dal Pino, L. Sodré Jr., V. Jatenco-Pereira, Astronomia: Uma Visão Geral do Universo. São Paulo: EDUSP (2003).

e) Capítulo de livro:

S.L. Ferreira, A internet como espaço de construção de conhecimento. In: L. Alves, C. Nova (orgs.), Educação e Tecnologia. Salvador: EDUNEB (2003).

f) Artigo de Jornais:

R. Drewnick, Tipos muito esquisitos: Como quem lê é visto por quem não lê. Veja Bahia, Salvador 06 jan. (1993).

g) Trabalho publicado em Congresso, Encontro, Simpósio:

C.S. Cardassi, Geometria de Espaços de Banach e Novos Ideais Clássicos de Operadores. In: Colóquio Brasileiro de Matemática, 16º, Ata, 1988. Rio de Janeiro: IMPA (1988).

h) Instruções Normativas, Resoluções, Decretos, Leis:

Bahia. Lei nº 8352 de 12 de setembro de 2002. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público de Nível Superior, Salvador – BA. Legislação Estadual.

i) Monografias, dissertações e teses:

V.A.F. Martin, Contribuição ao estudo dos efeitos sistemáticos, sistemas de referência e movimentos próprios. Tese (Doutorado) – Instituto Astronômico e Geofísico da USP, São Paulo (1998).

As notas de rodapé devem ser tratadas como citações ordinárias, sequenciadas pela ordem de apresentação e aparecem no campo de referências do artigo.

As colaborações encaminhadas à revista são submetidas à análise do Corpo Editorial, atendendo os critérios das normas de editoração aqui apresentadas e de seleção de contéudo. A análise é realizada sem identificação do(s) autor(es) (ou seja, às cegas) para preservar a isenção e neutralidade da avaliação.

O texto do artigo, seu teor gramatical e redação científica, independente de idioma, são de inteira responsabilidade do(s) seu(s) autor(es).

(Versão atualizada em janeiro/2021)

Cartas ao Editor

Seção dedicada à correspondência de autores(as) com o Editor da revista.

Resenhas de Livros em Física e Áreas Correlatas

Seção dedicada às resenhas de livros de interesse para a Física.

Física de Partículas e Campos

Artigos de Pesquisa na área e subáreas da Física de Partículas e Campos (Fenomenologia de Partículas Elementares, Aspectos Experimentais da Física de Partículas, Eletrodinâmica Clássica, Teorias de Campos Clássica e Quântica, Teorias de Calibre).

Física Nuclear

Artigo de Pesquisa na área e subáreas da Física Nuclear (Modelos de Interações Nucleares, Aspectos Experimentais da Física Nuclear, Física Nuclear Aplicada).

Física Atômica e Molecular

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Física Atômica e Molecular (Mecânica Quântica, Óptica Quântica, Técnicas Experimentais em Física Atômica e Molecular, Mecânica Quântica Relativística).

Física de Plasmas

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Física de Plasma (Modelos de Plasma, Magnetohidrodinâmica, Aspectos Experimentais em Física de Plasmas).

Física Estatística e Termodinâmica

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Física de Gases (Termodinâmica, Mecânica Estatística).

Física da Matéria Condensada

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Física da Matéria Condensada (Eletromagnetismo, Teoria de Muitos Corpos, Mecânica dos Meios Contínuos, Física do Estado Sólido e Física de Semicondutores).

Astronomia e Astrofísica

Artigos de pesquisa nas áreas e subáreas da Astronomia (Astrometria, Astrobiologia, Astronaútica, Dinâmica Solar, Radioastronomia, Cosmologia) e da Astrofísica (Instrumentação Astronômica, Radiofísica, Física do Meio Interplanetário, Galática, Extragalática).

Relatividade Geral e Gravitação

Artigos de pesquisa nas áreas e subáreas da Relatividade Geral (Equações de Einstein, Extensões da Relatividade Geral, Buracos Negros) e da Gravitação (Gravitação Newtoniana, Gravitação Einsteiniana, Gravitação Quântica).

Física Matemática

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Física Matemática (Métodos em Mecânica Analítica, Métodos Axiomáticos da Física, Física Computacional, Teoria do Caos, Equações da Física Matemática).

Ensino de Física

Artigos de pesquisa na área e subáreas do Ensino de Física (Metodologiado Ensino de Física, Comunicação em Física, Processo Ensino-Aprendizagem, Materiais e Métodos em Ensino de Física).

História e Filosofia da Física

Artigos de pesquisa na área e subáreas da História e Filosofia da Física (Evolução da Física, História da Física, Epistemologia).

Instrumentação e Técnicas de Laboratório em Física

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Instrumentação e Técnicas de Laboratório em Física (Técnicas da Física Experimental, Metrologia, Eletrônica, Instrumentação para a Pesquisa em Física).

Física Aplicada

Artigos de pesquisa na área e subáreas da Física Aplicada (Física de Atmosfera, Física dos Materiais, Métodos Físicos em Quìmica, Física Biológica, Física Médica, Física da Terra, Física do Meio Ambiente, Física dos Esportes, Energias Alternativas).

Resumo de Monografias, Dissertações e Teses

Seção dedicada à publicação de artigos resumo de monografias, dissertações e teses.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.