Ancestralidade em Pastores da Noite de Jorge Amado
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v22i3.7099Resumo
A proposta do artigo é abordar em Pastores da Noite de Jorge Amado a presença da ancestralidade como recurso que movimenta o enredo, tanto no que se refere à linguagem como a outros elementos subjacentes da narrativa. A produção de Jorge Amado no geral é explorada pela crítica a partir de fundamentos eurocêntricos, tais apostas de estudo, todavia, incorreram em inúmeros erros de pesquisa ao longo das últimas décadas, os quais acabaram por posicionar indevidamente a literatura amadiana nos espaços acadêmicos. Nesta análise a pretensão é lançar outros olhares teóricos à obra do autor, relacionando-a aos fundamentos da filosofia africana de raízes ancestrais. As principais referências bibliográficas que embasam a proposta deste trabalho são Amadou Hampatê Bâ (2021), Fábio Leite (2008), Eduardo Oliveira (2017) e Jurema José Oliveira (2018)
Referências
AMADO, Jorge. Os pastores da Noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
AMADO, Jorge. Navegações de Cabotagem: anotações para um livro de memória que jamais escreverei. Rio de Janeiro: Record, 1992
BÂ, Amadou Hampatê. “Tradição viva”. In: https://filosofia africana.weebly.com/textos-africanos.html. Acesso em 15 março de 2021.
BARROS, Marcelo (org.). O candomblé bem explicado: Nações Bantu, Iorubá e Fon. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.
DUARTE, E. Classe, gênero, etnia: povo e público na ficção de Jorge Amado. In: Cadernos de Literatura Brasileira. São Paulo, Instituto Moreira Salles, v. 13, n. 51, p. 1-25, 1997.
LEITE, Fábio. A questão ancestral: África Negra. São Paulo: Palas Athena: Casa das Áfricas, 2008.
NASCIMENTO, Abdias. O Brasil na mira do pan-africanismo. Salvador: EDUFBA/CEAO, 2002.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do povo brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectivas, 2016.
OLIVEIRA, Eduardo de. Epistemologia da ancestralidade. Documentos,2017. Disponível em: https://docgo.org/eduardo-oliveira-epistemologia-da-ancestralidade. Acesso em 15 março de 2021.
OLIVEIRA, Jurema J. de. Gêneros literários e tradição oral nas literaturas africanas de língua portuguesa‖ In:http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_casepel/casepel02.pdf. Acesso em 13 de março de 2021.
OLIVEIRA, Jurema. ―O compadre de Ogun em Os pastores da noite‖. In: CUNHA, Betina Ribeiro Rodrigues da & REIS, Carlos(Orgs.). Amado Jorge: um retrato de muitas faces. Rio de Janeiro: Bonecker, 2018.
PÓVOAS, R. Da porteira para fora: mundo de preto em terra de branco. Ilhéus: Editus: 2011.
VERGER, Pierre Fantumbi. Lendas africanas dos Orixás. Salvador: Corrupio, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Universidade Estadual de Feira de Santana

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.