Apresentação do dossiê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v23i1.8246

Palavras-chave:

Jorge Amado;, Literatura Baiana;

Resumo

Este dossiê foi inspirada em três “interesses de paixão”: um evento, um desafio a novas leituras e uma resposta política aos ventos conservadores e de ódio que têm nos atingido nos últimos tempos. O evento foi o Webinário Estudos Amadianos (I e II), promovido por uma série de instituições e liderado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, e através do veículo de comunicação Canal Universidade da Gente do Youtube e do Prof. Dr. Gildeci Oliveira Leite. Ocorridos em 2020 e 2021, os dois webnários foram capazes de reunir uma série de pesquisadores em torno de Jorge Amado provenientes de todo o Brasil e de alguns países.

Biografia do Autor

Adeítalo Manoel Pinho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Área de letras. Professor de Literatura Brasileira, Departamento de Letras e Artes da UEFS.

Eduardo Coutinho, UFRJ

Professor Titular Emérito de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde exerceu também, de 1990 a 1994, a função de Diretor Adjunto de Pós-Graduação. É Mestre em Literatura Comparada pela Univ. da Carolina do Norte, Chapel Hill, e Doutor (PhD) em Literatura Comparada pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1983). Além de sua atividade docente na UFRJ, tem sido Professor Visitante em diferentes universidades no Brasil e no exterior (La Habana, Cuba; Córdoba, Argentina; Bochum, Alemanha) e Distinguished Visiting Professor na University of Illinois-Urbana/Champaign, EUA. Foi Vice-Presidente da Oficina Literária Afrânio Coutinho (OLAC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL), e membro do Conselho de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. É membro fundador e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), Ex-Vice-Presidente da Associação Internacional de Literatura Comparada (AILC/ICLA), membro do PEN Clube Internacional, Membro da Academia Carioca de Letras e Consultor Científico de diversas agências de fomento à Educação (CAPES, CNPq, FAPERJ, FUJB). É pesquisador 1 A do CNPq, e sua principal área de pesquisas é a Literatura Comparada, com ênfase sobre a Literatura Latino-Americana contemporânea.. Tem publicado diversos livros, ensaios e artigos em jornais e periódicos especializados no Brasil e no exterior.

Gildeci Leite, UNEB

Professor de Literatura da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas, Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA), Mestre em Literatura (UFBA), Especialista em Educação (ABEC - UNIBA) e Licenciado em Letras Vernáculas (UFBA).Também é Sócio do IGHB (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) e editor das Coleções Vertentes Culturais da Literatura na Bahia e Leituras de Letras e Cultura. Orienta Iniciação Científica e extensão desde 2004. Concebeu o CILLAA (Congresso Internacional de Línguas e Literaturas Africanas e Afro-Brasilidades), o SINBAIANIDADE (Simpósio Internacional de Baianidade) e o Webinário Estudos Amadianos. Colabora, com frequência, em jornais de grande circulação, blogs e tem publicado artigos em livros, revistas e periódicos. Produziu os módulos de literatura do Programa Universidade Para Todos (UPT), publicados desde 2005, e do projeto ?Em Ação?, todos do Governo do Estado da Bahia. Suas pesquisas são voltadas para a crítica da literatura e da cultura em especial sobre baianidades, afro-baianidades, literatura de axé e Jorge Amado.

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

Pinho, A. M., Coutinho, E. ., & Leite, G. (2022). Apresentação do dossiê. A Cor Das Letras, 23(1), 4–6. https://doi.org/10.13102/cl.v23i1.8246

Edição

Seção

Dossiê: Um Jorge Amado para o século 21: leitores, narração, identidade, humanismo e mundos ficcionais