ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E ESPANHOL
DOI:
https://doi.org/10.13102/jeuefs.v2i2.6110Resumo
O objetivo deste trabalho é socializar ações em torno do ensino de espanhol e de Português como Língua Estrangeira para alunos do Programa Pré PEC-G, assentadas nas práticas de letramento acadêmico, a partir dessa nova realidade marcada pelo distanciamento social. Nosso locus de atuação é o Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras, da Universidade Estadual de Feira de Santtana (NucLi-IsF/UEFS), cujo objetivo é promover a democratização do letramento acadêmico em línguas estrangeiras por meio de ações em prol do desenvolvimento de uma política linguística plurilíngue para a internacionalização da UEFS, priorizando a formação especializada de estudantes das licenciaturas em letras estrangeiras ou egressos, estando estes ou não na pós-graduação, e de professores de línguas estrangeiras da Educação Básica.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
FERRARI, Anusca. Digital Competence in Practice: Na Analysis of Frameworks. European Commission, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOHNSON, D. W.; JOHNSON, R.; SMITH, K. Active learning: Cooperation in the university classroom. Edina, MN: Interaction Book Company, 2006.
KILLNER, M., JUNG, N. M. Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA. BELT Brazilian English Language Teaching Journal, v. 10, 2019.
LEFFA, V. J. (org.). Produção de materiais de ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2007.
MARQUES, Mário Osório.. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí-RS/BrasíliaDF: Editora Unijuí, 1999.
OLIVEIRA, I. A. de.; REIS, L. M. Princípios teórico-metodológicos para elaboração de material didático de PLE e a necessidade de inclusão sistemática dessa discussão nos currículos de formação de professores. A Cor das Letras, v. 18, n. 3, p. 194-206, 2017.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
TOMLINSON, B. ed. Developing Materials for Language Teaching. London: GBR: Bloomsbury Academic, 2013.
TORREGO, J. C.; NEGRO, A. (Coords). Aprendizaje cooperativo en las aulas al servicio de una educación de calidad. Cooperar pra aprender y aprender a cooperar. Madrid: Alianza Editorial, 2012.
Universidade Estadual de Feira de Santana. Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. Feira de Santana, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais serão cedidos aos Anais da Jornada de Extensão para publicação on line. Os autores poderão republicar seus textos em outras coletâneas, informando que é resultado do trabalho desenvolvido em programa ou projeto cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UEFS.