Sobre a Revista

Foco e Escopo

Esta revista é dedicada a publicação de artigos de pesquisa, artigos resumos de monografias, dissertações, e teses, nas áreas da Física, resenhas de livros e cartas ao editor.

Processo de Avaliação pelos Pares

A submissão será previamente verificada quanto à sua conformidade às normas editoriais da revista, e ao formato de texto em LaTeX. Os editores encaminharão ao(a) avaliador(a), membro do conselho editorial, a submissão para exame de conteúdo. Caso necessário, o(s) editor(es) poderá(ão) solicitar um(a) árbitro(a) ad-hoc para o volume da revista.

Periodicidade

A Revista Sitientibus Série Ciências Físicas (SSCF) é uma publicação anual, com volume único publicado no mês de dezembro.

Política de Livre Acesso

A SSCF é mantida financeiramente pela Universidade Estadual  de Feira de Santana, uma instituição pública, que recebe fundos do Tesouro do Estado. Os custos de edição, produção digital e impressão da revista são inteiramente custeados pelo dinheiro público. Além disso, os editores empregam parte de suas horas de trabalho custeadas com dinheiro público na gestão da revista. Portanto, se o apoio financeiro vem de fundos públicos, os autores e leitores têm que se beneficiar com isso. Seu Conselho Editorial considera que o conhecimento científico financiado com dinheiro público não pode ser apropriado de forma privada em nenhuma etapa da cadeia editorial de negócios.

Por essa razão, esta revista fornece acesso aberto ao seu conteúdo, com base no princípio de que o conhecimento científico financiado publicamente deve estar disponível gratuitamente ao público a fim de apoiar um maior intercâmbio global de conhecimento.

Financiadora

Fonte de Apoio

O projeto gráfico da capa da Revista Sitientibus Série Ciências Físicas é uma produção do Núcleo de Desenho e Artes - DLA - UEFS. Estagiário: Daniel de Jesus Ferreira. Orientador: Prof. Esp. Robérico Celso Gomes dos Santos.

O logotipo da Revista Sitientibus Série Ciências Físicas é uma criação artística do Prof. Dr. Juan Alberto Leyva Cruz.

______________________________________________________________________

Histórico do Periódico

A Revista Sitientibus, primeira ao surgir em 1982, marcou um tempo, dentro daquele sentido de pontuação, a primeira revista da UEFS, reconhecida, não somente pela comunidade universitária, mas, por tantos e tantos orgãos acadêmicos e culturais, no plano nacional e internacional.

A CAPES, atraves do índice QUALICAPES, confirma a posição conquistada, e sempre renovada, da revista Sitientibus, ao pontuá-la com conceitos A e B. Se, no seu tempo inicial, a Sitientibus esteve na fase generalista, atendendo às necessidades da época, entra, a partir de 1999, na segunda fase, a multidisciplinar, como dissemos no editorial do número 20, p.6, jan./jun. 1999, este lançamento, destarte, cria perspectivas para publicações seriadas (série Ciências Biologicas, serie Ciências da Saúde, série Ciências Humanas e Filosofia, série Letras e Artes, entre outras). Necessário se fez sustentar a produção de textos, quantitativa e qualitativamente, visando assegurar a periodicidade dos seriados, evitando interrupções e objetivando representar o atual estágio da Universidade.

A terceira fase tem registro, mais adiante, quando resolvemos seguir os passos do Departamento de Biologia que cria a série Ciências Biológicas, numa nova conguração da revista, sem excluir alguns requisitos anteriores.  Conforme exposto na Proposta Sitientibus 2000, de nossa elaboração, a ideia era fomentar uma publicação semelhante no campo da Física.

Surgia assim a Sitientibus Serie Ciências Físicas, recém-nascida em 2005, constitui, ela própria, um espaço de veiculação de trabalhos científicos de autoria, não somente de docentes e pesquisadores do Departamento de Física da UEFS, como de outras instituições. Mas, tambem, de textos de alunos pertencentes ao universo daquele departamento, segundo os critérios estabelecidos pelos especialistas das diversas áreas de Física.

Esse foi mais um passo na consolidação das publicações seriadas, já previstas na citada proposta. Um ponto que se acresce aos demais. Que se preste atenção ao incremento criativo deste volume 1, demonstrado no design e na parte formal, em seguimento a modelos já estabelecidos para este tipo de periódico. Há que se notar, também, a integração com os objetivos primevos de Sitientibus, ligados, essencialmente, à tradição da UEFS, com sustentáculo no Brasão de Armas da Academia. Na capa, uma ilustração contendo elementos daquele símbolo tradicional, revelando, numa dinâmica da concha e da pérola, a abertura a vida, a criação.

Enfim, uma simbiose entre Ciência e Arte, mostrando, destarte, que o ato da concepção, visível/invisível, lembrando o Taoísmo, ou a visão ocidental, no caso, através das Ciências Físicas, não deve objetivar pontos rivais, mas, possivelmente, conjunções ou disjunções para uma compreensão mais integradora dos processos da vida material e imaterial.

Acreditamos que a edição, ora iniciada, possibilitará um caminho de mão-dupla. As partidas e contrapartidas são essenciais para o desvelamento de todas as coisas, no trânsito do pensar e do agir, onde razão e sentimento andem de mãos dadas.

A Revista Sitientibus Série Ciências Físicas nasceu no ano de 2005, como parte das atividades de extensão do Departamento de Física da UEFS em celebração ao Centenário da Teoria da Relatividade Especial. Aquele ano foi declarado o Ano Mundial da Física pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (conhecida pela sigla em inglês, IUPAP) e outras associações de físicos (e físicas),  a exemplo da Sociedade Brasileira de Física, e foi apoiada pela UNESCO e pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Sitientibus Série Ciências Físicas é uma setorização editorial da Revista SITIENTIBUS, assim como ocorrida com a Revista Sitientibus Série Ciências Biológicas. Pautamos a necessidade de uma editoração dedicada à Física, e conseguimos junto à Editoria Geral da SITIENTIBUS, a condição para assumirmos a nova revista do Departamento de Física da UEFS.

O foco da revista esteve sempra na divulgação de trabalhos de pesquisa em Física na forma de Artigos, mas também aceita Cartas ao Editor, Resenhas de Livros de Física e áreas correlatas de interesse, e Resumos de Monografias, Dissertações e Teses. Essas quatro seções compõem o conjunto da revista na seguinte ordem: CARTAS AO EDITOR, RESENHAS DE LIVROS, ARTIGOS DE PESQUISA, E RESUMOS DE MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES.

Em 2019, a Revista Sitientibus Série Ciências Físicas completou 15 Anos de publicação ininterrupta de trabalhos. Agora em 2020, a revista galga mais um patamar ao se agregar, como muitas outras publicações da UEFS, ao Portal de Periódicos Eletrônicos (PPE).

O Conselho Editorial da revista tem sido revisto e ampliado, de maneira a contemplar, de uma forma mais representativa, muitas subáreas da Física. Com o PPE, a Sitientibus Série Ciências Físicas torna-se uma revista de fluxo contínuo, encerrando o volume único a cada mês de dezembro. Os artigos para serem aceitos para o volume do ano, devem ser submetidos até o dia 20 de novembro (deadline).

Com as submissões online, as avaliações dos artigos serão mais ágeis, mantendo o usual processo de avaliação às cegas, e com a aprovação do artigo, seguiremos com sua imediata publicação no Portal da Revista. Também estamos buscando tornar o processo de submissão de trabalho, mais direto e confiável ao Autores/Autoras, a partir das facilidades disponibilizadas pela Plataforma PKP do Open Journal System (OPS). Os autores/autoras contam com um arquivo modelo em LaTeX disponibilizado na página de submissão. Esse é o único formato de submissão aceito, e o idioma do artigo poderá ser em português ou inglês.

O processo de migração da revista SSCF para o PPE conta com a estabilidade do link do PPE, e o suporte permanente da Biblioteca Central Julieta Carteado (BCJC), o qual desde já agradecemos muitíssimo a disponibilidade nas pessoas de Maria do Carmo Sá Barreto e Luiz Rogério dos Santos Silva.

A partir do ano de 2020, a revista encontra-se disponível apenas no formato digital do PPE/UEFS.