Arquimedes: O Contador de Areia
DOI:
https://doi.org/10.13102/sscf.v18i.8567Palavras-chave:
Aristarco de Samos, História da Ciência, AstronomiaResumo
Apresentamos a tradução comentada do famoso tratado de Arquimedes de Siracusa “O Contador de Areia”. Arquimedes se propôs a determinar um limite superior para o número de grãos de areia que caberiam no ‘Universo’ de sua época. Ele usou duas definições de ‘Universo’: a definição comum e a definição de Aristarco de Samos. É justamente nesse tratado que temos a mais antiga alusão à proposta heliocêntrica de Aristarco. Arquimedes concluiu que a quantidade máxima de grãos de areia que caberia no ‘Universo’ seria, em notação moderna, 1051 na definição comum e 1063 na definição de Aristarco. Acreditamos que “O Contador de Areia” possa ser utilizado em aulas de Física, Matemática e/ou Astronomia, abordando: a visão de Universo na antiguidade, o procedimento de Arquimedes para a determinação experimental do diâmetro angular do Sol e a problemática da representação de números extremamente grandes antes da invenção dos algarismos indo-arábicos.
Downloads
Métricas
Referências
G. Ifrah, Os Números: A História de Uma Grande Invenção. 11a Edição. São Paulo: GloboLivros (2005).
C.B. Boyer, Fundamental Steps in the Development of Numeration. Isis 35, (2) 153 (1944).
J.P. Baptista, L. Ferracioli, Os Grandes Números. Rev. Bras. Ens. Fís. 23, (1) 130 (2001).
R. Netz, W. Noel, Códex Arquimedes. Rio de Janeiro: Record (2009).
G.L. Grudtner, F.M. Bertato, I.M.L. D’Ottaviano, A Medida do Círculo: Uma tradução do texto KΥKΛOΥ METPHΣIΣ de Arquimedes. Rev. Bras. Hist. Mat. 21, (42) 1 (2021).
A.K.T. Assis, Arquimedes, o Centro de Gravidade e a lei da Alavanca. Sâo Paulo: Livraria da Física (2011).
T. Heath, The Copernicus of Antiquity: Aristarchus of Samos. London: Macmillan (1920).
L.V. Freitas, R.M. Santucci, I.A. Marques, Reinventando o método de Aristarco. Rev. Bras. Ens. Fís. 43, e20210062 (2021).
T.L. Heath, The Works of Archimedes. Cambridge: Cambridge University Press (1897).
E.J. Dijksterhuis, Archimedes. Princeton: Princeton University Press (1987).
O. Neugebauer, Archimedes and Aristarchus. Isis 34, (1) 4 (1942).
R. von Erhardt, E. von Erhardt-Siebold, Archimedes’ Sand-Reckoner: Aristarchos and Copernicus. Isis 33, (5) 578 (1942).
A. Diller, The Ancient Measurements of the Earth. Isis 40, (1) 6 (1949).
A.M. Velásquez-Toribio, M.V. Oliveira, Primeiro modelo matemático da cosmologia: as esferas concêntricas de Eudoxo. Rev. Bras. Ens. Fís. 41, e20180096 (2019).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davi M. Cataneo, Ivo A. Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sitientibus Série Ciências Físicas é um jornal de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos desta revista, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto da BOAI.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença de Atribuição Creative Commons que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial neste periódico.
2. Os autores podem celebrar acordos contratuais adicionais separados, mas em acordo com a licença supracitada, para a distribuição não-exclusiva da versão publicada do periódico do trabalho (por exemplo, postá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste jornal.