Indexadores
A revista A Cor das Letras encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
Diadorim: serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e tem por objetivos identificar, sistematizar e disponibilizar as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais, e constituir uma fonte de consulta para autores e gestores de repositórios.
Sumarios.org - Sumários de Revistas Brasileiras: Iniciada pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC) em 2007, e hoje apoiada pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), esta base indexadora de periódicos científicos com alcance nacional tem como objetivo ampliar a divulgação e o acesso aos periódicos científicos brasileiros,e contribuir para minimizar as dificuldades ainda enfrentadas por eles para serem inseridos em bases de dados bibliográficos de ampla penetração.
WorldCat: O WorldCat (World Catalog) é a maior rede mundial de conteúdo e serviços de bibliotecas, com a participação de 72.000 bibliotecas de 170 países, que formam uma cooperativa global, a Online Computer Library Center (OCLC). As bibliotecas do WorldCat são dedicadas a fornecer acesso a seus recursos na internet, que é onde a maioria das pessoas inicia sua busca por informações. Assim, participar desse Catálogo significa estar disponível para um número crescente de leitores em todo o mundo.
Google Acadêmico: Ferramenta especialmente desenvolvida para a pesquisa em textos acadêmicos pelo motor de busca do Google, lançada em 2004, e que, segundo estimativas, inclui hoje mais de 160 milhões de documentos (entre periódicos, livros, teses e outros textos acadêmicos digitais). Embora o Google Acadêmico não indexe seletivamente o material disponível, a ferramenta, além de facilitar as buscas do público leitor (aumentando portanto a visibilidade dos artigos), oferece medidas de impacto e alcance dos artigos, por meio do sistema de medição pelo Índice h.
Latindex: Sistema de informação sobre periódicos científicos editados na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, o Latindex surgiu em 1995 na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e se tornou gradualmente uma rede internacional, oferecendo um diretório com dados bibliográficos de periódicos ligados às principais Universidades do mundo lusófono e hispanofalante. A iniciativa tem por objetivos difundir, tornar acessível e elevar a qualidade das revistas acadêmicas editadas na região, estabelecendo políticas e ações que levem à produção e difusão de material científico de alto valor.
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Diretório de Periódicos com Acesso Aberto): Baseado na Universidade de Lund, na Suécia, desde 2003, o DOAJ inclui atualmente cerca de 10.000 periódicos de acesso aberto, e tem por objetivos aumentar a visibilidade, a acessibilidade, a reputação, e o impacto de periódicos de qualidade, com revisão por pares em um âmbito global. É hoje o mais importante IBD no que remete ao acesso aberto.
O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.
Portal de Periódicos da Capes: O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 45 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
Dialnet é um portal de difusão da produção científica hispânica que iniciou seu funcionamento no ano 2001 especializado em ciências humanas e sociais. Seu banco de dados, de acesso livre, foi criado pela Universidade da Rioja (Espanha) e constitui uma hemeroteca virtual que contém os índices das revistas científicas e humanísticas de Espanha, Portugal e América Latina, incluindo também livros (monografías), dissertações, homenagens e outro tipo de documentos. O texto completo de muitos dos documentos está disponível em linha.
No portal colaboram numerosas universidades espanholas e hispânica americanas que realizam a pré-impressão de sumários de revistas. Também incorpora bancos de dados com documentos em outras línguas.
O MIAR coleta dados para a identificação e análise de periódicos científicos. Se inserir um ISSN na caixa de pesquisa, o sistema verificará em quais bases , aquelas referenciadas na matriz, a revista está indexada. Isso independentemente de o diário ser incluído com uma descrição completa no MIAR ou não. O sistema também calcula um índice denominado ICDS . Se o diário não estiver incluído no MIAR, o valor do Índice de Sobrevivência não será fornecido.
MIAR é uma ferramenta COLABORATIVA. Editores, autores e leitores podem sugerir novos periódicos , relatar erros, fornecer notícias ou compartilhar dados em redes sociais. Os editores também podem incluir informações de valor agregado sobre seus periódicos, desde que possam ser validadas em uma fonte pública na Internet.
SHERPA - RoMEO: O RoMEO é um recurso on-line que agrega e analisa as políticas de acesso aberto de publicações em todo o mundo e fornece resumos de permissões de auto-arquivamento e condições de direitos concedidos aos autores em cada periódico. O RoMEO é um serviço dao JISK (Joint Information Systems Committee), sediado no Reino Unido, e tem relações de colaboração com muitos parceiros internacionais.
Figshare é um repositório científico on-line, aberto e gratuito, que permite aos investigadores acadêmicos preservar e compartilhar todos os dados e resultados gerados em pesquisa, de documentos (planilhas, diários, questionários e transcrições) a material multimídia (áudio, vídeo, fotografias, filmes) e procedimentos operacionais, padrões e protocolos. Trata-se fundamentalmente de um repositório que permite aos usuários disponibilizar todos os produtos e subprodutos de suas investigações, de uma maneira que estes sejam facilmente encontráveis, citáveis, compartilháveis e reconhecíveis, aumentando assim a sua visibilidade.
A Bibliografia MLA International é uma ferramenta essencial para a pesquisa em todos os aspectos das línguas e da literatura modernas. Disponível como um banco de dados online pesquisável de mais de 2,8 milhões de registros e constantemente atualizado por estudiosos da área, a bibliografia é usada por acadêmicos e professores em todo o mundo para encontrar e compartilhar seus trabalhos. Os alunos de todos os níveis contam com a bibliografia para conduzi-los aos periódicos, livros, sites da Web e outras publicações de que precisam para ter sucesso em seus projetos de pesquisa.
Crossref é uma agência oficial de registro do Digital Object Identifier (DOI) da International DOI Foundation . É administrado pela Publishers International Linking Association Inc. e foi lançado no início de 2000 como um esforço cooperativo entre editores para permitir links de citações entre editores persistentes em periódicos acadêmicos online