Reflexões sobre os letramentos acadêmicos na educação básica profissional e tecnológica

Autores

  • Milene Araújo Vitorino UERGS
  • Veronice Camargo da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.10095

Palavras-chave:

Educação, letramentos, Letramentos Acadêmicos, Institutos Federais

Resumo

Este artigo traz um recorte da dissertação, em andamento, intitulada “Os letramentos acadêmicos em um Curso Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio” que tem como objetivo principal analisar a constituição dos letramentos acadêmicos no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Panificação Subsequente do Instituto federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório. Nesta perspectiva, propõe-se uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e sua consonância com a política institucional, bem como de forma essa temática se alinha com a possibilidade de contribuir na formação humana integral dos estudantes. Os IFs desempenham um papel fundamental na oferta da educação básica, profissional e tecnológica e, desde a sua criação, têm promovido o acesso à educação de qualidade, garantindo uma formação ampla e multidisciplinar, que valoriza o conhecimento técnico e científico, bem como a formação cidadã. Nesse contexto, o desenvolvimento de letramentos acadêmicos ocupa uma posição significativa visto que a leitura, a escrita, a interpretação de textos de situada e contextualizada, apresentam-se como fundantes para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Dessa forma, entende-se que a relevância de se refletir de que maneira os letramentos acadêmicos são constituídos nas propostas pedagógicas dessa instituição. Ao final deste trabalho, espera-se apresentar uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e como estes se aproximam da proposta institucional, podendo contribuir para uma educação mais inclusiva e significativa.

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Biografia do Autor

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Graduada em Letras e Especialista em Comunicação, Expressão e Cultura. Mestre e Doutora em Letras- Área de Concentração: Linguística Aplicada. Foi professora da Ed. Básica. Atualmente é professora adjunta e professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Líder do "Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: linguagens e letramentos". Atua nas áreas da Pedagogia e Letras, com ênfase em Linguística Aplicada. Possui interesse em estudar e pesquisar a) Áreas das linguagens, dos letramentos e multiletramentos na formação inicial e continuada de professores e nos processos de ensino e aprendizagem. b) Práticas de leitura e escrita com enfoques no ensino superior e na educação básica. c) Relação de letramentos na esfera acadêmica com a educação básica.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Vitorino, M. A., & Silva, V. C. da. (2024). Reflexões sobre os letramentos acadêmicos na educação básica profissional e tecnológica. A Cor Das Letras, 24(3), 105–120. https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.10095