Reflexões sobre os letramentos acadêmicos na educação básica profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.10095Palavras-chave:
Educação, letramentos, Letramentos Acadêmicos, Institutos FederaisResumo
Este artigo traz um recorte da dissertação, em andamento, intitulada “Os letramentos acadêmicos em um Curso Técnico em Panificação Subsequente ao Ensino Médio” que tem como objetivo principal analisar a constituição dos letramentos acadêmicos no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Panificação Subsequente do Instituto federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Osório. Nesta perspectiva, propõe-se uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e sua consonância com a política institucional, bem como de forma essa temática se alinha com a possibilidade de contribuir na formação humana integral dos estudantes. Os IFs desempenham um papel fundamental na oferta da educação básica, profissional e tecnológica e, desde a sua criação, têm promovido o acesso à educação de qualidade, garantindo uma formação ampla e multidisciplinar, que valoriza o conhecimento técnico e científico, bem como a formação cidadã. Nesse contexto, o desenvolvimento de letramentos acadêmicos ocupa uma posição significativa visto que a leitura, a escrita, a interpretação de textos de situada e contextualizada, apresentam-se como fundantes para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Dessa forma, entende-se que a relevância de se refletir de que maneira os letramentos acadêmicos são constituídos nas propostas pedagógicas dessa instituição. Ao final deste trabalho, espera-se apresentar uma reflexão sobre os letramentos acadêmicos e como estes se aproximam da proposta institucional, podendo contribuir para uma educação mais inclusiva e significativa.
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