As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade

Autores

  • Ana Paula Regner Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzana Toniolo Linhati Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Matzenbacher Pinton Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v24i2.10229

Palavras-chave:

Análise Linguística, Produção de Textos, Habilidades, Livro Didático

Resumo

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estão organizados em competências e habilidades. Nesse sentido, esta pesquisa tem por intuito descrever, à luz do Sistema da Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), as habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos da coleção Português: conexão e uso que integra o PNLD – 2022, a fim de verificar em que medida os objetos de conhecimento selecionados contribuem para a articulação dessas práticas considerando o contexto dos gêneros discursivos. O corpus da pesquisa compreende 13 habilidades das práticas de AL/Semiótica e Produção de Textos, do volume destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, unidades 1 e 2, seções Leitura 2. Os procedimentos de análise foram divididos em três etapas: i) organização das habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos, ii) segmentação das habilidades em orações e iii) análise dos processos, participantes e circunstâncias nas habilidades. A análise apontou a predominância de processos mentais cognitivos seguidos de processos materiais transformativos, os quais revelam a ênfase nas figuras do pensar e do fazer. Em relação aos participantes, os textos majoritariamente são contemplados como objetos de conhecimento, o que revela um avanço parcial para a exploração do nível extralinguístico da linguagem. Por fim, as circunstâncias, em sua maioria, explicitam o contexto de aprendizagem requerido, o qual ocorre no nível da oração, nos textos lidos e produzidos pelo aluno e no gênero narrativo (habilidades de AL/Semiótica) assim como em diferentes gêneros textuais (habilidades de Produção de Textos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Regner, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM, com bolsa CAPES. É integrante do Núcleo de Estudos em Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância.

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Santa Maria UFSM e coordenadora do Núcleo de Estudos em Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).

Referências

ARAÚJO, M. A. F. de et al. Análise de um livro didático de língua portuguesa: ensino tradicional de gramática versus gêneros discursivos e análise linguística. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 60, p.268-281, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/kWLW48R7pSpKCbFshsTsFgF/?lang=pt. Acesso em: 05 jun. 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 set. 2023.

CABRAL, S. Transitividade e Auto/Representação em um debate político. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, n.16, v.1, p.9-35, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/viewFile/15561/11103>. Acesso em: 02 set. 2023.

CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, 2003, p. 221-236. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416210 Acesso em: 20 jul. 2022.

DELMANTO, D.; CARVALHO, L. de. Português: conexão e uso. 9º ano: Ensino Fundamental, Anos Finais/ Dileta Delmanto, Laiz de Carvalho - 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FUZER, C.; CABRAL, S. R. S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas: Mercado de Letras, 2014.

GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fonte, 1991.

HALLIDAY, M. A. K. El lenguaje como semiótica social: La interpretación social del lenguaje y del significado. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 1979.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday's Introduction to Functional Grammar. New York: Routledge, 2014.

LIMA, C. et al. Análise linguística: ensino de variação lexical no livro didático de português do ensino médio. Letras, 1(64), 131–147, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/69424. Acesso em: 18 jul. 2023.

PINTON, F. M.; BARRETO, T. V. A prática de análise linguística no contexto escolar: o que é e como fazer. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. 108p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/2022/wp-content/uploads/2023/06/EBOOK_A-pratica-de-analise-linguistica-no-contexto-escolar.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

PINTON, F. M.; VOLK, R.; SCHMITT, R. M. A prática de análise linguística na BNCC

e a perspectiva sociocultural de ensino e aprendizagem: (in)congruências teóricometodológicas. Revista Linguagem & Ensino, v.23, n.2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17277. Acesso em: 25

ago. 2023.

REGNER, A. P; PINTON, F. M. Gênero carta aberta: um olhar sobre a Prática de Análise Linguística no livro didático de língua portuguesa do Sistema Marista de Educação. fólio - Revista de Letras, 14(1), 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/10978. Acesso em: 16 mai. 2023.

RODRIGUES, B.; ACOSTA PEREIRA, R. O discurso da Prática de análise Línguística em livros didáticos de língua portuguesa: entre a tradição e a mudança. Caminhos em Linguística Aplicada, v.26, n.1, p.150-176, 2022. Disponível em: <http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/3323>. Acesso em: 26 jun. 2023.

VOLK, R. Professores em Formação Inicial e a Prática De Análise Linguística no Contexto Escolar: uma análise crítica de discursos. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/22808/DIS_PPGLETRAS_2021_VOLK _ROMARIO.pdf?sequence=1. Acesso em: 17 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Regner, A. P., Linhati, S. T., & Pinton, F. M. (2024). As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade. A Cor Das Letras, 24(3), 86–104. https://doi.org/10.13102/cl.v24i2.10229