As habilidades de Análise Linguística/Semiótica e Produção de Textos em um livro didático de LP do PNLD 2022: uma análise sob a ótica do sistema da transitividade
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i2.10229Palavras-chave:
Análise Linguística, Produção de Textos, Habilidades, Livro DidáticoResumo
Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) estão organizados em competências e habilidades. Nesse sentido, esta pesquisa tem por intuito descrever, à luz do Sistema da Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), as habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos da coleção Português: conexão e uso que integra o PNLD – 2022, a fim de verificar em que medida os objetos de conhecimento selecionados contribuem para a articulação dessas práticas considerando o contexto dos gêneros discursivos. O corpus da pesquisa compreende 13 habilidades das práticas de AL/Semiótica e Produção de Textos, do volume destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental, unidades 1 e 2, seções Leitura 2. Os procedimentos de análise foram divididos em três etapas: i) organização das habilidades de AL/Semiótica e Produção de Textos, ii) segmentação das habilidades em orações e iii) análise dos processos, participantes e circunstâncias nas habilidades. A análise apontou a predominância de processos mentais cognitivos seguidos de processos materiais transformativos, os quais revelam a ênfase nas figuras do pensar e do fazer. Em relação aos participantes, os textos majoritariamente são contemplados como objetos de conhecimento, o que revela um avanço parcial para a exploração do nível extralinguístico da linguagem. Por fim, as circunstâncias, em sua maioria, explicitam o contexto de aprendizagem requerido, o qual ocorre no nível da oração, nos textos lidos e produzidos pelo aluno e no gênero narrativo (habilidades de AL/Semiótica) assim como em diferentes gêneros textuais (habilidades de Produção de Textos).
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