Gêneros acadêmicos no ensino médio: uma análise de atividades de produção textual a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Autores

  • Maria Eduarda Sousa Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
  • Bárbara Olímpio Ramos de Melo UNIVERSIDADES ESTADUAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.10245

Palavras-chave:

Gêneros acadêmicos., Livros didáticos., Ensino Médio, BNCC

Resumo

Os gêneros acadêmicos (GAs) são essenciais para uma participação efetiva em práticas comunicativas universitárias. Considerando isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trata sobre como tais gêneros podem ser abordados ainda na Educação Básica. Desse modo, este artigo tem como objetivo geral investigar atividades de produção textual de livros didáticos do ensino médio voltadas para gêneros acadêmicos, com auxílio das propostas da BNCC. Para tal fim, fundamentamos esta pesquisa em estudos sobre gêneros textuais (SWALES, 1990; BAWARSHI; REIFF, 2013; BEZERRA, 2022); letramentos acadêmicos (LEA; STREET, 1998; BEZERRA, 2012; SILVA; BASSETTO, 2014), bem como os postulados conceituais contidos na BNCC (BRASIL, 2018). A partir de uma metodologia bibliográfica, descritiva e documental, examinamos as atividades de produção textual da coleção de livros didáticos Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso, no qual identificamos os GAs lá presentes, descrevemos a abordagem dada a eles e analisamos se ela condiz com as indicações BNCC. Os resultados indicam que, apesar de algumas lacunas, a coleção atende às propostas da Base visto que promove o conhecimento e a elaboração de GAs diversos - como o seminário, o verbete, o projeto de pesquisa, entre outros – e ainda viabiliza a familiarização inicial com seus suportes e métodos de investigação. Portanto, acreditamos que pesquisas voltadas para práticas basilares da aprendizagem de GAs oferecem oportunidades para compreender os conhecimentos prévios dos alunos e assim promover seu letramento acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAZERMAN, C. Prefácio. In: BAWARSHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. São Paulo: Parábola, 2013. p. 14-15.

BAWARSHI, A. S.; REIFF, M.J. Gênero: história, teoria, pesquisa, ensino. Tradução: Benedito Gomes Bezerra. São Paulo: Parábola, 2013.

BATHIA, V. Análise de Gêneros Hoje. In: BEZERRA, Benedito Gomes; BIASI-RODRIGUES, Bernadette; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Gêneros e Sequências Textuais. Recife: Edupe, 2009. p. 159-195.

BEZERRA, B.G. Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, v. 9, n. 4, p. 247-258, mar. 2012.

BEZERRA, B.G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

BEZERRA, B.G. O gênero como ele é (e como não é). São Paulo: Parábola Editorial, 2022.

CEREJA W. R.; DAMIEN, C.; VIANNA, C.D. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 1. São Paulo: Saraiva, 2016.

CEREJA W. R.; DAMIEN, C.; VIANNA, C.D. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2016.

CEREJA W. R.; DAMIEN, C.; VIANNA, C.D. Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2016.

LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, ago. 1998.

MARCUSCHI, L. A. Produção de texto, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MOTTA-ROTH, D. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Revista do Mestrado em Letras da UFSM, Rio Grande do Sul, n.17, p.93-110, dez. 1998.

SOUZA, M. G.; BASSETTO, L.M.T Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 83-110, mar. 2014.

SWALES, John. Genre Analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

SWALES, J. M. Reflections on the concept of discourse community. Asp, Bordeaux, v.69, p. 7-19, 2016.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Sousa Santos, M. E., & Ramos de Melo , B. O. (2024). Gêneros acadêmicos no ensino médio: uma análise de atividades de produção textual a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . A Cor Das Letras, 24(3), 38–51. https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.10245