Nas redes da literatura: oficina de letramento literário como estratégia de ensino na educação básica e o gênero zine como possibilidade formativa e autoral
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.10332Palavras-chave:
Keywords: literary and digital literacy, pedagogical workshops, authorship, zineResumo
O grupo de pesquisa “Nas redes da literatura”, formado em 2020 e aprovado com apoio financeiro pela agência de fomento local, FAPDF, objetiva realizar oficinas de letramento literário e digital para alunos do ensino médio, com a participação de discentes dos cursos de Letras e Pedagogia como mediadores. O projeto se divide em três etapas: reflexão teórica sobre letramento literário e digital, e noção de autoria; a elaboração das oficinas e materiais didáticos e, por último, a aplicação nas turmas de ensino médio de nossa instituição e interessadas. A metodologia compreende a pesquisa-ação, pois nosso interesse reside em realizar as oficinas pedagógicas com vistas à emancipação dos discentes envolvidos. Seguem a apresentação de algumas atividades, no intuito de publicizar nosso trabalho, promover diálogo com outros grupos e projetos de pesquisa relacionados a estratégias pedagógicas voltadas para a leitura e o letramento digital e, por último, a apresentação dos produtos elaborados na oficina de zine.
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