Quando contar histórias ultrapassa os muros da universidade: mostra performática sobre contos de esperança

Autores

  • Maria Cláudia Silva do Carmo UEFS
  • Karine Cerqueira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5809

Resumo

Neste texto apresentamos a experiência formativa acerca da contação de histórias para além dos muros da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, Bahia, via componente curricular "Formação de Contadores de Histórias: conta comigo!" (EDU 925), componente curricular ofertado pelo Departamento de Educação da UEFS em parceria com os Colegiados de Música e Letras, ministrado pela professora Maria Cláudia Silva do Carmo, no semestre 2017.2 para estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras, Música e o curso de Psicologia da UEFS. O referido componente curricular objetiva possibilitar estudos sobre os fundamentos da Arte de Contar Histórias em diálogo com os sentidos culturais, educacionais e terapêuticos dos contos de tradição oral e da contação no processo formativo dos estudantes articulando aos conhecimentos básicos acerca da voz falada e cantada. Trata-se, portanto de uma experiência no campo do ensino, pesquisa e extensão no tocante a formação do contador de histórias mediado pelos sentidos, memórias de afetos e pela imaginação produzidos pelos diferentes protagonistas, transbordando os muros da universidade. O texto tem como base teórica os estudos de Matos (2005, 2018), Busatto (2003), Souza (2018), Benjamim (1994), os quais compreendem a arte de narrar como milenar que se dá no sujeito que conta e de quem ouve. É imprescindível que essa arte ultrapasse os muros da Universidade, rompam as barreiras historicamente impostas entre formação acadêmica e práticas profissionais, e assim, provoquem os estudantes em formação, a sair da universidade, assumindo-se como protagonistas desse processo. Por meio dos fundamentos da narração oral, os estudantes assumem o papel de protagonistas, ao discutirem e reflexionarem sobre a importância da memória de afetos no tocante a salvaguarda da tradição oral, assim como as narrativas orais que dizem respeito as suas itinerâncias de história de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 197-221.

BUSATTO, C. Contar e Encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2003C.

MACEDO, R. S. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrutivismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

_______________. A teoria Etnoconstitutiva de currículo: teoria-ação e sistema curricular formacional. Curitiba: CRV, 2016.

MATOS, G. A., SORSY, I. O ofício do contador de histórias. São Paulo, Martins Fontes, 2005.

MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

NÓBREGA, N. G. da. Bibliotecas: vozes silenciadas? In: Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes. (Org.) PRIETO, B. Rio de Janeiro: S/Ed, 2011.

SANT’ANA, A. R. Contação de Estória: vida e realidade. In: Contadores de Histórias: um exercício para muitas vozes. (Org.) PRIETO, B. Rio de Janeiro: S/Ed, 2011.

SCHERMACK, K. de Q. A contação de histórias como arte performática na era digital: convivência em mundos de encantamento. In: Revista Digital Intersemiose. Ano I, vol. 01, n. 01. Jan/jul 2012.

SISTO, C. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2012.

TAHAN, M. A arte de ler e contar histórias. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1961.

NASCENTES, Antenor. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro, 1966.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Carmo, M. C. S. do, & Santos, K. C. dos. (2020). Quando contar histórias ultrapassa os muros da universidade: mostra performática sobre contos de esperança. A Cor Das Letras, 21(2), 142–151. https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5809

Edição

Seção

Dossiê temático: Contar histórias: uma arte que se encontra também na universidade