Os suportes de leitura de acadêmicos de Letras e de Pedagogia: discutindo os resultados de uma pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.4705

Resumo

Este artigo visa descrever e analisar os modos de ler, especialmente os que se referem à leitura no suporte digital e impresso dos estudantes ingressantes nas licenciaturas de Letras e de Pedagogia de três universidades brasileiras. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, resultado final de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Passo Fundo (UPF), de 2015 a 2019, que, por sua vez, é um desdobramento de um Projeto de Cooperação Acadêmica Interinstitucional – Procad cujas universidades integrantes foram: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Assis, de Marília e de Presidente Prudente, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade de Passo Fundo (UPF). Os dados obtidos mostraram que a leitura no suporte digital não anulou essa mesma prática na modalidade impressa. Tais resultados sugerem que os cursos superiores de Letras e de Pedagogia das instituições do Procad repensem as ações metodológicas que envolvem as atividades leitoras com textos digitais e de papel. Por fim, realizamos uma proposta de prática de leitura levando em consideração o suporte impresso e digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deisi Luzia Zanatta, Católica de Santa Catarina - Centro Universitário.

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora Tutora On-line da Católica de Santa Catarina - Centro Universitário, de Jaraguá do Sul - SC.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Zanatta, D. L. (2020). Os suportes de leitura de acadêmicos de Letras e de Pedagogia: discutindo os resultados de uma pesquisa. A Cor Das Letras, 21(2), 152–168. https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.4705

Edição

Seção

Artigos em Fluxo Contínuo