A formação da crítica literária acadêmica amazonense & seus itinerários pela poesia lírica do Amazonas

Autores

  • Fabrício Magalhães de Souza Secretaria de Estado da Educação do Amazonas - SEDUC/AM
  • Gabriel Arcanjo dos Santos Albuquerque Universidade Federal do Amazonas - Ufam

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i3.5879

Resumo

O presente artigo elege como objeto de investigação a formação da crítica literária acadêmica amazonense e seus itinerários pela poesia lírica do Amazonas, tendo em vista a necessidade de realizar um inventário sobre sua história e compreendê-la como um processo sociocultural. A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e interpretativo, e parte de uma questão: pode-se falar que se formou ou está em formação uma crítica literária acadêmica no Amazonas?

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Biografia do Autor

Fabrício Magalhães de Souza, Secretaria de Estado da Educação do Amazonas - SEDUC/AM

Graduado em Letras Língua Portuguesa (2011) e Mestre em Letras e Artes (2013) pela UEA. Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (2020) pela Ufam. Integrante do grupo de pesquisa Investigações sobre a Memória Cultural em Artes e Literatura/UEA. Professor atuando na educação básica pela Seduc-AM desde 2012. Áreas de interesse: literatura e enunciação, metaficção biográfica, produção crítica/literária amazonense e arquivos literários.

Gabriel Arcanjo dos Santos Albuquerque, Universidade Federal do Amazonas - Ufam

É Professor Titular pela Universidade Federal do Amazonas (2019). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1990), mestrado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2002). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (2006-2007) onde desenvolveu o projeto "Elaboração de Indicadores e processos de avaliação e acompanhamento para monitoramento dos programas de bolsas da FAPEAM".Tem experiência na área de Letras, com ênfase em estudos de poesia brasileira contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira, metodologia da leitura, a Amazônia e a cultura brasileira. Foi coordenador da Universidade Aberta do Brasil e Diretor Executivo do Centro de Educação a Distância da UFAM entre 2009 e 2016. Vem desenvolvendo trabalhos voltados para as relações entre literatura e suportes digitais como também sobre a produção literária em condição insular.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

de Souza, F. M., & Albuquerque, G. A. dos S. (2021). A formação da crítica literária acadêmica amazonense & seus itinerários pela poesia lírica do Amazonas. A Cor Das Letras, 21(3), 32–47. https://doi.org/10.13102/cl.v21i3.5879

Edição

Seção

Dossiê: As histórias literárias ainda são possíveis?