Desmundo, de Ana Miranda: deslocamento e reconstrução ficcional da história do Brasil colonial por um olhar feminino

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DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i3.5881

Resumo

Este artigo possui como foco de análise o romance Desmundo de Ana Miranda como proposta de diálogo entre Literatura e História a partir do olhar feminino e da experiência do deslocamento e suas representações. Desmundo transcende o mero registro factual para afirmar-se como criação artística, ao eleger como voz narrativa uma personagem feminina: Oribela de Mendo Curvo, uma órfã trazida juntamente com outras tantas infelizes para uma terra estranha, o Brasil Colonial. Sob essa perspectiva, o objetivo deste artigo é demonstrar que em Desmundo o deslocamento opera-se em dois eixos principais: o deslocamento enquanto trajeto, ou seja, a saída de Portugal e vinda para o Brasil Colônia e o deslocamento atrelado às vicissitudes do feminino como, por exemplo, o sentimento  a que a personagem está submetida, assim como a sua forçosa subjugação enquanto mulher. Nesse sentido, na obra em foco a Oribela apresenta-se como o elemento orquestrador da construção do romance na medida em que sua voz é também a voz dos silenciados, visto que a história “oficial” é narrada por homens brancos. O romance desconstrói e reconfigura o discurso de Pero Vaz de Caminha, ao propor sua história como pano de fundo, no período do “achamento” da Índias, sendo a personagem central a cronista-mor do enredo que se constitui.

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Biografia do Autor

Lucimara de Andrade, Universidade Federal da Paraíba - Professora colaboradora

LUCIMARA DE ANDRADE é licenciada em Letras (2008) e Mestre em Teoria literária e Crítica da Cultura (2011) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2017) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e professora colaboradora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Cinthia Maritz dos Santos Ferraz Machado

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Mestre em Letras - Literatura, Cultura e Sociedade pela mesma instituição e Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

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Publicado

2021-01-26

Como Citar

Andrade, L. de, & Machado, C. M. dos S. F. (2021). Desmundo, de Ana Miranda: deslocamento e reconstrução ficcional da história do Brasil colonial por um olhar feminino. A Cor Das Letras, 21(3), 61–74. https://doi.org/10.13102/cl.v21i3.5881

Edição

Seção

Dossiê: As histórias literárias ainda são possíveis?