Contando a pré-história para crianças no museu D. José, Sobral, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5802Resumo
Este artigo relata a experiência de contação de história integrada ao Programa de Divulgação Científica do Museu Diocesano D. José (MDJ), desenvolvido por professores e estudantes de graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará. A atividade de contação de história no MDJ, parte das inciativas de educação patrimonial, visa estabelecer diálogo com crianças, valorizando o legado ancestral da oralidade na descoberta de bens culturais, muitas vezes ignorados e invisíveis. Objetivamos neste artigo descrever e refletir sobre o processo de contação de história envolvendo o tema da educação patrimonial em um Museu no Ceará. Utilizamos conceitos fundamentais da Educação Patrimonial, da Paleontologia e da Pedagogia. Trata-se de uma ação de extensão que envolveu alunos de graduação em biologia e teve como público-alvo escolares da rede pública e particular de ensino fundamental. Os principais resultados obtidos com as ações foram: maior interesse das crianças pelo acervo; potencialização da criatividade e de habilidades de comunicação dos acadêmicos; difusão cultural do patrimônio paleontológico da região e incentivo à preservação dos fósseis.
Downloads
Métricas
Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione. 2004.
CUNHA, M. A. A. Literatura Infantil: teoria e prática. 18. ed. São Paulo: Ática. 2004.
MATEUS, A. N. B.; SILVA, A.F.; PEREIRA, E.C.; SOUZA, J. N.F.; ROCHA, L.G. M.; OLIVEIRA, M. P.C.; SOUZA, S.C.; SANT’ANNA, V.L.L. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil, 2013, p. 54-69. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227. Acesso: 31de julho de 2019.
OLIVEIRA, M.A. Dinâmicas em Literatura Infantil. São Paulo: Paulinas, 2009.
RESOLUÇÃO CNE/CES 7/2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, p. 49 e 50.
RODRIGUES, E.B.T. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005.
SCHWANKE, C. & SILVA. M.A.J. Educação e Paleontologia. In: CARVALHO, I.S. (Ed) Paleontologia. vol. 2. Editora Interciência, 2004. p. 123-130.
SILVA, T.; NASCIMENTO, E.C. A contação de histórias na educação infantil: formando leitores silva. Pedagog. Foco, Iturama (MG), v. 11, n. 6, p. 156-167, jul. /Dez. 2016.
VIANA, M.S.S.; CARVALHO, I.S. Patrimônio Paleontológico. Ed. Interciência, 1. ed., Rio de Janeiro, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.