Contando a pré-história para crianças no museu D. José, Sobral, Ceará

Autores

  • Rebeca Sales Viana Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria Somália Sales Viana
  • Paulo Victor de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5802

Resumo

Este artigo relata a experiência de contação de história integrada ao Programa de Divulgação Científica do Museu Diocesano D. José (MDJ), desenvolvido por professores e estudantes de graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará.  A atividade de contação de história no MDJ, parte das inciativas de educação patrimonial, visa estabelecer diálogo com crianças, valorizando o legado ancestral da oralidade na descoberta de bens culturais, muitas vezes ignorados e invisíveis.  Objetivamos neste artigo descrever e refletir sobre o processo de contação de história envolvendo o tema da educação patrimonial em um Museu no Ceará. Utilizamos conceitos fundamentais da Educação Patrimonial, da Paleontologia e da Pedagogia. Trata-se de uma ação de extensão que envolveu alunos de graduação em biologia e teve como público-alvo escolares da rede pública e particular de ensino fundamental. Os principais resultados obtidos com as ações foram: maior interesse das crianças pelo acervo; potencialização da criatividade e de habilidades de comunicação dos acadêmicos; difusão cultural do patrimônio paleontológico da região e incentivo à preservação dos fósseis.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Viana, R. S., Viana, M. S. S., & Oliveira, P. V. de. (2020). Contando a pré-história para crianças no museu D. José, Sobral, Ceará. A Cor Das Letras, 21(2), 59–65. https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5802

Edição

Seção

Dossiê temático: Contar histórias: uma arte que se encontra também na universidade