Diálogos e vivências nas práticas pedagógicas de leitura e atuação do aluno/leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.6267

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa/etnográfica no viés das Práticas Pedagógicas de Leitura Literária do Ensino Médio. Tem como objetivo verificar a prática de ensino de literatura no espaço pedagógico, partindo do posicionamento dos sujeitos leitores. Esta pesquisa foi realizada em um colégio estadual do município de Guanambi/BA. Foram sujeitos da pesquisa professores e alunos do 1º ao 3º ano. Para a coleta de dados, foi utilizada a observação das aulas, análise de planos de curso, entrevista com professores e questionário com alunos. Os dados coletados contribuíram para a reflexão sobre a mediação docente nas esferas pedagógicas literárias por meio dos eventos de letramento em seus variados suportes e proposições educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aparecida de Fátima Brasileiro, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Departamento de Ciências Humanas - Campus Vi

Departamento de Letras

Referências

ANTUNES, Benedito. O ensino da literatura hoje. Revista FronteiraZ - nº 14 - Julho de 2015.

BEACH, Richard; MARSHALL, James. Teaching Literature in the Secondary School. Orlando: Harcourt Brace & Company, 1991.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In.: ZILBERMAN, Regina & Rösing, Tania. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares. - 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-04

Como Citar

Brasileiro, A. de F. (2024). Diálogos e vivências nas práticas pedagógicas de leitura e atuação do aluno/leitor . A Cor Das Letras, 24(3), 06–22. https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.6267