Diálogos e vivências nas práticas pedagógicas de leitura e atuação do aluno/leitor
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.6267Resumo
Este texto apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa/etnográfica no viés das Práticas Pedagógicas de Leitura Literária do Ensino Médio. Tem como objetivo verificar a prática de ensino de literatura no espaço pedagógico, partindo do posicionamento dos sujeitos leitores. Esta pesquisa foi realizada em um colégio estadual do município de Guanambi/BA. Foram sujeitos da pesquisa professores e alunos do 1º ao 3º ano. Para a coleta de dados, foi utilizada a observação das aulas, análise de planos de curso, entrevista com professores e questionário com alunos. Os dados coletados contribuíram para a reflexão sobre a mediação docente nas esferas pedagógicas literárias por meio dos eventos de letramento em seus variados suportes e proposições educacionais.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, Benedito. O ensino da literatura hoje. Revista FronteiraZ - nº 14 - Julho de 2015.
BEACH, Richard; MARSHALL, James. Teaching Literature in the Secondary School. Orlando: Harcourt Brace & Company, 1991.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2011.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In.: ZILBERMAN, Regina & Rösing, Tania. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 61-79.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros / Magda Soares. - 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Universidade Estadual de Feira de Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista A Cor das Letras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.