A contação de histórias como prática educativa

Autores

  • Laís Costa Ferreira uneb
  • Rosemary Lapa de Oliveira uefs

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5803

Resumo

O presente trabalho busca discutir a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador. O estudo vem problematizar como acontece a contação de histórias no contexto de sala de aula como prática educativa. Este trabalho tem como pressuposto metodológico a etnografia, junto aos princípios da investigação qualitativa, na qual a proposta de estudo é pensar as facetas existenciais da arte de contar histórias na prática educativa. A pesquisa foi realizada com grupo de professoras das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Salvador, Bahia, Brasil, que utilizam a contação de histórias como prática educativa no contexto escolar, no ambiente de sala de aula. Considerando também a função social da arte de contar histórias que se manifesta de forma plena, à medida que a experiência da contação adentra o horizonte de expectativas de sua vida prática, compondo o seu entendimento do mundo e influenciando seu comportamento social. Em virtude dos fatos mencionados, acreditamos que esse estudo pode ser um recurso que corrobore com a ampliação desse debate, podendo ser usado como subsídio para se pensar mudanças nas políticas públicas em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:MEC/SEF,1998.174.p.Disponívelem<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livros01.pdf>. Acesso em 18 de 2018.

BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis, Rio de Janeiro, Ed.8. Vozes, 2012.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades. João Pessoas, v.24, n. l, p.13-18, abr.2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, ed. Autores Associados: Cortez, 1989.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro, 12º ed. Record, 2011.

GONDIM, Sônia Maria Guedes. Grupos focais como técnica de investigação qualitativa: desafios metodológicos. Ribeirão Preto (Paidéia), v.12, n. 24, p.149-161, fev. 2002.

HAMPÂTÉ BÁ, Amadou. A tradição viva. In: HISTÓRIA Geral da África, I: metodologia e pré-história da África. DF: Brasília, 2. ed. ver, 2010.

JOSSO, Maria-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo, ed. Paulus, 2010.

MATOS, Gislayne Avelar. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo, ed. Martins Fontes, 2005.

MAGALHÃES, Célia Elisa Alves de. Autoetnografia em estudos da linguagem e áreas interdisciplinar. Juiz de Fora, v.22, n.1, p. 17-33, jan. 2018.

SANTOS, Myrian Sepúlveda dos. Memória coletiva e teoria social. São Paulo, ed. Annablume, 2003.

SANTOS, Luciene Souza. A Emília que mora em cada um de nós: a constituição do professor-contador de histórias. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte, ed. Aletria, 2012.

WALLON, Henri. Afetividade e processo de ensino-aprendizagem: contribuições de 2005. São Paulo, Psicologia da Educação, v. 20, n. 20, p.20. jun. 2005.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Ferreira, L. C., & Oliveira, R. L. de. (2020). A contação de histórias como prática educativa. A Cor Das Letras, 21(2), 66–75. https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5803

Edição

Seção

Dossiê temático: Contar histórias: uma arte que se encontra também na universidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)