Corpos de pedra e de carne: a representação da figura feminina nas estátuas do centro histórico de Manaus
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v22iEsp..7438Palavras-chave:
Corpo, Espaço, Centro Histórico de Manaus, Feminino, EsculturaResumo
O presente artigo pretende expor a falta de representação de mulheres reais nas estátuas encontradas no Centro Histórico de Manaus, com o intento de englobar três temáticas: santa, alegoria e deusa. O trabalho possui três etapas metodológicas: expor a mulher vivente do século XX, visto que exemplifica uma grande movimentação para homenagear grandes feitos de homens, procurando investigar por meio do corpo e espaço onde encontravam-se estas mulheres, para tal recorreremos à Scott (2013), Sant’anna (2013) e Perrot (2003; 2007); em seguida exploraremos representações femininas em estátuas ao longo da história da arte, atentando-se para cinco períodos desta: Classicismo, Idade Média, Renascentismo, Maneirismo e Barroco, usando como principais recursos teóricos Choay (2011) e Riegl (2014), para tratar da definição de monumento, e Bruneau; Torelli; Altet (2006), juntamente com Duby; Altet; Suduiraut (2006) para a escolha de esculturas de cada era artística; e por último explorar como a figura masculina ocupa o espaço em forma de estátua dentro do Centro Histórico de Manaus, que servirá como comparação para a ocupação da mulher nesse mesmo espaço e nessa mesma expressão artística, atendo-se para as temáticas citadas, utilizando-se de Nascimento (2013). Procurando responder quanto à condição feminina: o corpo de pedra tem mais espaço que o corpo de carne?
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