Ritmos, mitos e ancestralidade na contação de Histórias de matrizes africanas: a trajetória de Dona Cici, vovó, mestra de cultura ou griô

Autores

  • Lana Lula Amorim UEFS
  • Luciene Souza Santos UEFS

DOI:

https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5805

Resumo

O presente artigo tem a intenção de promover uma reflexão acerca da importância da contação de histórias afro-brasileiras, tomando como referência a trajetória da mestre griô e contadora de histórias Nancy de Souza, mais conhecida como vovó Cici, como costumam chama-la aqueles que escutam as suas narrativas e aprendem com cada mito africano descrito por ela, em sua ritualística, que se repete semanalmente no pátio da Fundação Pierre Verger, na cidade de Salvador. A contação de histórias e a importância da oralidade na manutenção, reconhecimento e fortalecimento da identidade afro-brasileira também é propósito desse estudo que vê na valorização dessa mestra da tradição e da organização do seu acervo pessoal de contos, a ampliação da figura do griô em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARZANO, Marco A. L. Griôs: dobras e avessos de uma ONG. Feira de Santana: UEFS editora, 2013.

BOULER, Jean Pierre Le. Pierre Fatumbi Verger: um homem livre. Fundação Pierre verger, 2002.

FORD, Clyde. O herói com rosto africano: mitos da África. Tradução Carlos Mendes Rosa. São Paulo: Summus, 1999.

FREGONEZE, Josmara; SILVA, Nancy de Souza e; COSTA, Marlene Jesus da. Cozinhando Histórias: Receitas, Histórias e Mitos de pratos afro-brasileiros. Ed. Fundação Pierre Verger, Salvador, 2015.

GRAVINA, Roberta e BARADEL, Alex. Sua História. Entrevista com Dona Cici realizada em 19 de agosto de 2015. Disponível em: http://www.pierreverger.org/br/pierre-fatumbi-verger/textos-e-entrevistas-online/verger-pelos-olhos-de/dona-cici-agosto-2015/sua-historia.html. Acessado em: 06 mar. 2020.

HALE, Thomas A. Griots and Griottes: masteres of words and music. Bloomington: Indiana University Press, 2007.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 14ª ed. 2001.

LÜHNNING, Ângela. Fotografando Verger. Col. Memória e História. Companhia das letras. 2011.

SILVA, Celso Sisto. Do griô ao vovô: o contador de estórias tradicional africano e suas representações na literatura infantil. Dossiê voz e interculturalidade. Nau literária: crítica e teoria de literaturas. Porto Alegre, vol. 9jan/jun de 2013.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Amorim, L. L., & Santos, L. S. (2020). Ritmos, mitos e ancestralidade na contação de Histórias de matrizes africanas: a trajetória de Dona Cici, vovó, mestra de cultura ou griô. A Cor Das Letras, 21(2), 91–98. https://doi.org/10.13102/cl.v21i2.5805

Edição

Seção

Dossiê temático: Contar histórias: uma arte que se encontra também na universidade