Com a palavra, os professores: Desafios e emoções no ensino remoto de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Petrolina-PE durante a pandemia de covid-19
DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v24i3.9115Palavras-chave:
pandemia, Educação, Emoções, Práticas pedagógicas.Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender os desafios e emoções experienciados pelos professores de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Petrolina/PE durante a pandemia de covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na Antropologia das Emoções, considerando que as vivências desses profissionais não foram individuais, mas coletivas, pois de muitas maneiras foram compartilhadas entre si. Para tanto, realizamos entrevistas com cinco docentes da rede municipal de ensino, de diferentes escolas, para captar suas concepções, inquietações e emoções acerca da sua atuação profissional durante a pandemia. Baseamo-nos em Mauss (2001), a partir das análises sobre a expressão dos sentimentos como um comportamento simbólico, muito além da psicologia e fisiologia; Le Breton (2009) e Rezende e Coelho (2010), reconhecendo que os sentimentos em análise emergem de relações sociais e de um contexto cultural; e em Rosaldo (1984), no âmbito da antropologia americana, abordando as emoções como categoria antropológica, passíveis, portanto, de investigação, entre outros autores importantes para este trabalho. Foi possível identificar grande inquietação e tristeza dos docentes ao tratarem do tema, mas também um sentimento de dever cumprido, mesmo diante de tantos entraves. Buscamos registrar de maneira sistemática este período inédito para a educação como um todo e esperamos contribuir para novas reflexões acerca da identidade e emoções do professor e sua construção sócio-histórica.
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