VIOLÊNCIA SEXUAL E PANDEMIA DO SARS-COV-2: O VÍRUS INVISÍVEL QUE ACOMETE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Carla Souza Matos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Carlos Alberto Maciel Públio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.13102/rjuefs.vi3.5648

Resumo

A pandemia mundial provocada pelo coronavírus SARS-COV-2 modificou a perspectiva de convivência social adotadas antes do período de crise, a medida de isolamento social embora fundamental a prevenção ampliou o estado de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, gerando infinitas formas de abuso intrafamiliar e violências sexuais, que precedem, são criadas ou fortalecidas na quarentena. Apesar dos impactos diferenciados e interseccionais sobre a materialização dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, o enfrentamento da violência sexual que acomete crianças e adolescentes deve ser prioridade absoluta, a partir de políticas sociais efetivas organizadas pela rede de atendimento e pelo fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, sobretudo, em contexto de crise mundial em que os casos de abusos cometidos contra crianças e adolescentes apresenta crescimento significativo.

Descritores: Direito da Criança e do Adolescente. Violência Sexual. Pandemia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Souza Matos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Advogada. Graduada

VIOLÊNCIA SEXUAL E PANDEMIA DO SARS-COV-2:

Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Pós-graduanda em nível de Especialização em Lato Sensu em Relações Sociais e Novos Direitos pela
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Fundamenta os estudos e pesquisas no campo do Direito e da Sociedade a partir dos Direitos Humanos e suas significações dentro do corpo social, a fim de construir e materializar conhecimentos e práticas que alimentem a formação particular, profissional e comunitária.

Carlos Alberto Maciel Públio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Doutor em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, professor do curso de direito da Faculdade Independente do Nordeste e advogado da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Publicado

2022-07-25