Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (RSC da UEFS) é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEFS e aceita artigos originais, resumos de teses e dissertações, resenhas de livros, relatos de experiência e cartas ao editor, relacionados a pesquisas desenvolvidas no campo da Saúde Coletiva. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol e devem obedecer às normas da revista, enquanto a submissão é feita on line, após a realização de cadastro e acesso ao sistema.

La Revista de Salud Colectiva de la Universidad Estatal de Feira de Santana (RSC de la UEFS) está vinculada al programa de Postgrado en Salud Colectiva y acepta artículos originales, resúmenes de tesis y disertaciones, reseñas de libros, relatos de experiencia y cartas al editor, relacionados a investigaciones desarrolladas en el campo de la Salud Colectiva. Los trabajos pueden ser escritos en portugués, español o Inglés y deben cumplir con las normas de la revista, mientras que la presentación se realiza on line, después de realizar el registro y el acceso al sistema.

The Journal of Collective Health of the State University of Feira de Santana (UEFS) is part of  the Collective Health Post-Graduate Program and accepts original articles, thesis and dissertation summaries, book reviews, experience reports and letters to the editor, related to research developed in the field of Collective Health (Public Health). Papers may be written in Portuguese, English or Spanish and must comply with the journal's rules, while submission is done online after registration and access to the system

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos serão avaliados por dois pareceristas ad hoc, em processo que garanta anonimato dos autores e imparcialidade no julgamento dos méritos científicos dos trabalhos e sua relevância para o campo da saúde coletiva. Caso haja discordância entre os pareceristas, o artigo será enviado para um terceiro avaliador, de modo que se alcance uma decisão editoral adequada e transparente.

As diretrizes de avaliação estão incorporadas no Formulário de Avaliação. Adicionalmente, sugerimos a leitura do texto de  Lilian N. Calò, disponível em: <http://blog.scielo.org/blog/2017/09/20/avaliacao-por-pares-recomendacoes-dos-periodicos-aos-pareceristas/#.Wgb2T_lSzIU>.

 

Periodicidade

A revista passou a ser de submissão contínua e periodicidade trimestral, a partir de 2021.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A RSC da UEFS é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UEFS e tem por missão publicar trabalhos científicos resultantes de pesquisas relacionadas às áreas de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, Epidemiologia e Ciências Sociais em saúde. O primeiro número da Revista foi publicado em 2002, no formato impresso e ISSN 1677-7522. A partir de 2015, a RSC da UEFS passou a compor a plataforma de periódicos Open Journal Systems da UEFS e ter publicação trimestral. Desde 2018, a RSC da UEFS tem publicação contínua em volumes anuais e formato de divulgação exclusivamente on line (ISSN 2594-7524). Em 2021, mantém publicação contínua em números trimestrais e volume anual.

Este periódico segue as orientações da Rede Equador (Equator Network) para alcançar uma melhor qualidade e transparência dos trabalhos científicos aqui publicados.