A Ousadia de Ensinar e Pesquisar “o” e “no” Estado de Exceção

Autores

  • Thereza Christina Bahia Coelho Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

DOI:

https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v9i0.4487

Resumo

A educação e a pesquisa nunca sofreram tantos golpes em tão pouco tempo. A conjuntura já dava sinais do que viria, desde o impeachment da presidenta Dilma Roussef e a aprovação da Emenda Constitucional 95 que limita por 20 anos os gastos públicos, ambos eventos do fatídico ano de 2016, quando foi implantado um processo de desestruturação (ou reestruturação) do Estado com vistas à canalização do financiamento das políticas sociais para áreas econômicas de interesse do setor privado, em especial, do subsetor financeiro.  Do ponto de vista da pesquisa, faz-se crucial valorizar e não deixar morrer as políticas de transparência e suporte à gestão, implementadas por ações governamentais passadas que criaram e aperfeiçoaram nossos sistemas de informação que fornecem apoio para o conhecimento da realidade da saúde e consequente tomada de decisão. A Revista de Saúde Coletiva, em seu Volume 9, busca privilegiar as pesquisas que aproveitam essa imensidão de dados secundários gerados pelas bases nacionais, de forma criativa e consciente das suas limitações.

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Referências

Brasil. Portaria n. 59, de 20 de março de 2019. Revoga a Portaria nº 251, de 09 de novembro de 2018, que dispõe sobre a reformulação do Programa Demandas Espontâneas e Induzidas no âmbito dos programas geridos pela Diretoria de Relações Internacionais da CAPES. Diário Oficial [DO]: Edição 56, Seção 1, publicado em 22 de março de 2019. p. 26.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Coelho, T. C. B. (2019). A Ousadia de Ensinar e Pesquisar “o” e “no” Estado de Exceção. Revista De Saúde Coletiva Da UEFS, 9, 1–2. https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v9i0.4487

Edição

Seção

Editorial
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